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PORTUGUÊS

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação e Compreensão de texto.

Organização estrutural dos textos.

Marcas de textualidade: coesão, coerência e intertextualidade.

Modos de organização discursiva: descrição, narração, exposição, argumentação e injunção; características específicas de cada modo.

Tipos textuais: informativo, publicitário, propagandístico, normativo, didático e divinatório; características específicas de cada tipo. Textos literários e não literários.

Tipologia da frase portuguesa.

Estrutura da frase portuguesa: operações de deslocamento, substituição, modificação e correção.

Problemas estruturais das frases.

Norma culta.

Pontuação e sinais gráficos.

Organização sintática das frases: termos e orações. Ordem direta e inversa.

Tipos de discurso.

Registros de linguagem.

Funções da linguagem.

Elementos dos atos de comunicação.

Estrutura e formação de palavras.

Formas de abreviação.

Classes de palavras; os aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e textuais de substantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes, verbos, advérbios, conjunções e interjeições; os modalizadores.

Semântica: sentido próprio e figurado; antônimos, sinônimos, parônimos e hiperônimos.

Polissemia e ambiguidade.

Os dicionários: tipos; a organização de verbetes.

Vocabulário: neologismos, arcaísmos, estrangeirismos; latinismos.

Ortografia e acentuação gráfica.

A crase.

Periodização da literatura brasileira; estudo dos principais autores dos estilos de época.

FUNDAMENTOS DAEDUCAÇÃO

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Concepções e tendências pedagógicas contemporâneas; relações socioeconômicas e político-culturais da educação; educação em direitos humanos, democracia e cidadania; a função social da escola; inclusão educacional e respeito à diversidade.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.

Currículo Referência de Minas Gerais.

Didática e organização do ensino.

Saberes, processos metodológicos e avaliação da aprendizagem.

Novas tecnologias da informação e comunicação, e suas contribuições com a prática pedagógica.

Projeto político-pedagógico da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino.

Gestão Democrática e Participativa e as relações internas e com a comunidade escolar (Colegiado Escolar, Conselho de Classe, Reunião Pedagógica, Reunião de Pais).

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Constituição Estadual de Minas Gerais.

Lei Federal nº 9.394/96 - (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e suas alterações.

Leis nº 10.639/03 e 11.645/2008 – História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Lei Federal nº 13.005/2014 - Plano Nacional de Educação. Lei Estadual nº 23.197/2018 - (Plano Estadual de Educação de Minas Gerais – PEE).

Lei Estadual nº 869/1952 - Dispõe sobre o estatuto dos funcionários públicos civis do Estado de Minas Gerais.

Lei Estadual nº 15.293/2004 - Institui as carreiras dos Profissionais da Educação do Estado.

Lei 21.710/2015 - Dispõe sobre a política remuneratória das carreiras do Grupo de Atividades de Educação Básica do Poder Executivo, altera a estrutura da carreira de Professor de Educação Básica. Decreto Estadual nº 46.644/2014 - Dispõe sobre o código de conduta ética do agente público e da alta administração estadual.

Resolução SEE nº 4.692/2021 - Dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais e dá outras providências.

DIREITOS HUMANOS

DIREITOS HUMANOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Lei Federal nº 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.

Lei Federal nº 13.146/2015 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Lei Federal nº 10.741/2003 – Estatuto da Pessoa Idosa.

Conceito de Direitos Humanos. Evolução dos direitos humanos e suas implicações para o campo educacional.

Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Temas transversais, projetos interdisciplinares e educação em direitos humanos.

Direitos Humanos na Constituição Federal.

Direitos étnico-raciais.

Declaração de Salamanca: Sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais.

RACIOCÍNIO LÓGICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Lógica: proposições, conectivos, equivalências lógicas, quantificadores e predicados.

Conjuntos e suas operações, diagramas.

Números inteiros, racionais e reais e suas operações, porcentagem e juros.

Proporcionalidade direta e inversa.

Medidas de comprimento, área, volume, massa e tempo.

Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos.

Análise e interpretação de informações expressas em gráficos e tabelas.

Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

Problemas de contagem e noções de probabilidade.

Geometria básica: ângulos, triângulos, polígonos, distâncias, proporcionalidade, perímetro e área.

Plano cartesiano: sistema de coordenadas, distância.

Problemas de lógica e raciocínio.

RACIOCÍNIO LÓGICO
PROFESSOR EDUCAÇÃO ESPECIAL PEB

CARGO:
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA PEB- Para atuar na educação especial

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Educação especial: O Currículo na perspectiva da inclusão, da diversidade e do direito à aprendizagem.

A avaliação da aprendizagem na perspectiva de um Currículo Inclusivo.

A política da Educação Integral e Integrada como garantia à formação humana e o desenvolvimento integral dos estudantes.

A Educação Especial Inclusiva: possibilidades e desafios.

Inclusão e diversidade como elementos de garantia do direito à aprendizagem.

Educação Especial Inclusiva: possibilidades e desafios.

Organização e o funcionamento do Centro de Referência em Educação Inclusiva.

Gestão Democrática e Participativa e as relações internas e com a comunidade escolar.

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Atendimento educacional especializado aos estudantes com autismo e as políticas educacionais para este público.

O aluno com transtorno do espectro do autismo (TEA): nuances do espectro; a aprendizagem da criança com autismo, teoria da mente, comunicação, a integração sensorial, a alfabetização, as habilidades de autocuidados, a brincadeira de faz-de-conta, o papel do mediador.

Saberes e práticas da inclusão: competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos, de alunos com baixa visão.

Educação dos surdos: pedagogia visual e sinal.

Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação e para alunos com Deficiência intelectual.

Gestão educacional: concepções e processos democráticos.

Inclusão escolar: conceito, proposições e práticas pedagógicas.

Libras: panorama das línguas de sinais usadas no Brasil, educação bilíngue dos sujeitos surdos e os diferentes modos de ensino-aprendizagem da Libras e da Língua Portuguesa.

Normas: Decreto Federal nº 6.949, de 25 de agosto de 2009 - Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Resolução CNE/CEB nº 4/2009 - Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.

Resolução SEE nº 4.256/ 2020. Institui as Diretrizes para normatização e organização da Educação Especial na rede estadual de Ensino de Minas Gerais.

Resolução SEE nº 4.496/2021 - Dispõe sobre a organização e funcionamento dos Centros de Referência em Educação Especial Inclusiva (CREI), da Rede Pública Estadual de Minas Gerais.

Resolução CEE nº 460/2013 - Consolida normas sobre a Educação Especial na Educação Básica, no Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais, e dá outras providências.

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CONTEÚDO COMPLETO

ESPECIALISTA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Pensadores da Educação.

Principais teorias modernas da Educação.

Desenvolvimento da Educação.

Processo do Trabalho Pedagógico Coletivo.

Processo Construtivista de Escolarização.

Competências e Saberes para a Educação e para o Ensinar.

Saberes voltados para o desenvolvimento das dimensões cognitivas, afetivas, sociais e culturais.

Escola inclusiva como espaço de acolhimento, de aprendizagem e de socialização.

A construção coletiva da proposta pedagógica da escola: expressão das demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos e dos pais.

Formação continuada de professores. Desenvolvimento da Inteligência.

Estágios do desenvolvimento da aprendizagem.

O processo de socialização. Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.

Novas tecnologias da informação e comunicação e sua contribuição com a prática pedagógica.

Ética no trabalho docente.

Atribuições dos Especialistas de Educação Básica e o seu papel na condução do processo pedagógico.

Base Nacional Comum Curricular como norteadora dos currículos e suas competências gerais.

O Currículo na perspectiva da inclusão, da diversidade e do direito à aprendizagem.

Projeto Político Pedagógico e a estreita relação com o Plano de Ensino, o Plano de Aula e a gestão da sala de aula.

A organização do trabalho pedagógico e a interdisciplinaridade.

A avaliação da aprendizagem na perspectiva de um Currículo Inclusivo.

A política da Educação Integral como garantia à formação humana e o desenvolvimento integral dos estudantes.

A Educação Especial Inclusiva: possibilidades e desafios.

Gestão Democrática e Participativa e as relações com a comunidade escolar (Colegiado Escolar, Conselho de Classe, Reunião Pedagógica, Reunião de Pais).

A avaliação interna e externa no espaço escolar e a aprendizagem. Diário Escolar Digital.

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OLIVEIRA/MG

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SETE LAGOAS/MG

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LAVRAS/MG

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PATROCÍNIO/MG

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PRESIDENTE OLEGÁRIO/MG

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PIRENÓPOLIS/GO

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PARÁ DE MINAS/MG

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ITAVERAVA/MG

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BRUMADINHO/MG

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GUAPÉ/MG

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CARMO DO CAJURU/MG

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ARAGUARI/MG

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BOM DESPACHO/MG

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CLÁUDIO/MG

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NOVA SERRANA/MG

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ARAXÁ/MG

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PASSA TEMPO/MG

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DIVINÓPOLIS/MG

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