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Interpretação e Compreensão de texto.
Organização estrutural dos textos.
Marcas de textualidade: coesão, coerência e intertextualidade.
Modos de organização discursiva: descrição, narração, exposição, argumentação e injunção; características específicas de cada modo.
Tipos textuais: informativo, publicitário, propagandístico, normativo, didático e divinatório; características específicas de cada tipo. Textos literários e não literários.
Tipologia da frase portuguesa.
Estrutura da frase portuguesa: operações de deslocamento, substituição, modificação e correção.
Problemas estruturais das frases.
Norma culta.
Pontuação e sinais gráficos.
Organização sintática das frases: termos e orações. Ordem direta e inversa.
Tipos de discurso.
Registros de linguagem.
Funções da linguagem.
Elementos dos atos de comunicação.
Estrutura e formação de palavras.
Formas de abreviação.
Classes de palavras; os aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e textuais de substantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes, verbos, advérbios, conjunções e interjeições; os modalizadores.
Semântica: sentido próprio e figurado; antônimos, sinônimos, parônimos e hiperônimos.
Polissemia e ambiguidade.
Os dicionários: tipos; a organização de verbetes.
Vocabulário: neologismos, arcaísmos, estrangeirismos; latinismos.
Ortografia e acentuação gráfica.
A crase.
Periodização da literatura brasileira; estudo dos principais autores dos estilos de época.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Concepções e tendências pedagógicas contemporâneas; relações socioeconômicas e político-culturais da educação; educação em direitos humanos, democracia e cidadania; a função social da escola; inclusão educacional e respeito à diversidade.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.
Currículo Referência de Minas Gerais.
Didática e organização do ensino.
Saberes, processos metodológicos e avaliação da aprendizagem.
Novas tecnologias da informação e comunicação, e suas contribuições com a prática pedagógica.
Projeto político-pedagógico da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino.
Gestão Democrática e Participativa e as relações internas e com a comunidade escolar (Colegiado Escolar, Conselho de Classe, Reunião Pedagógica, Reunião de Pais).
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
Constituição Estadual de Minas Gerais.
Lei Federal nº 9.394/96 - (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e suas alterações.
Leis nº 10.639/03 e 11.645/2008 – História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Lei Federal nº 13.005/2014 - Plano Nacional de Educação. Lei Estadual nº 23.197/2018 - (Plano Estadual de Educação de Minas Gerais – PEE).
Lei Estadual nº 869/1952 - Dispõe sobre o estatuto dos funcionários públicos civis do Estado de Minas Gerais.
Lei Estadual nº 15.293/2004 - Institui as carreiras dos Profissionais da Educação do Estado.
Lei 21.710/2015 - Dispõe sobre a política remuneratória das carreiras do Grupo de Atividades de Educação Básica do Poder Executivo, altera a estrutura da carreira de Professor de Educação Básica. Decreto Estadual nº 46.644/2014 - Dispõe sobre o código de conduta ética do agente público e da alta administração estadual.
Resolução SEE nº 4.692/2021 - Dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais e dá outras providências.
DIREITOS HUMANOS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Lei Federal nº 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.
Lei Federal nº 13.146/2015 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Lei Federal nº 10.741/2003 – Estatuto da Pessoa Idosa.
Conceito de Direitos Humanos. Evolução dos direitos humanos e suas implicações para o campo educacional.
Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Temas transversais, projetos interdisciplinares e educação em direitos humanos.
Direitos Humanos na Constituição Federal.
Direitos étnico-raciais.
Declaração de Salamanca: Sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais.
RACIOCÍNIO LÓGICO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Lógica: proposições, conectivos, equivalências lógicas, quantificadores e predicados.
Conjuntos e suas operações, diagramas.
Números inteiros, racionais e reais e suas operações, porcentagem e juros.
Proporcionalidade direta e inversa.
Medidas de comprimento, área, volume, massa e tempo.
Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos.
Análise e interpretação de informações expressas em gráficos e tabelas.
Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
Problemas de contagem e noções de probabilidade.
Geometria básica: ângulos, triângulos, polígonos, distâncias, proporcionalidade, perímetro e área.
Plano cartesiano: sistema de coordenadas, distância.
Problemas de lógica e raciocínio.
CARGO:
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA PEB- Para atuar na educação especial
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Educação especial: O Currículo na perspectiva da inclusão, da diversidade e do direito à aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem na perspectiva de um Currículo Inclusivo.
A política da Educação Integral e Integrada como garantia à formação humana e o desenvolvimento integral dos estudantes.
A Educação Especial Inclusiva: possibilidades e desafios.
Inclusão e diversidade como elementos de garantia do direito à aprendizagem.
Educação Especial Inclusiva: possibilidades e desafios.
Organização e o funcionamento do Centro de Referência em Educação Inclusiva.
Gestão Democrática e Participativa e as relações internas e com a comunidade escolar.
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Atendimento educacional especializado aos estudantes com autismo e as políticas educacionais para este público.
O aluno com transtorno do espectro do autismo (TEA): nuances do espectro; a aprendizagem da criança com autismo, teoria da mente, comunicação, a integração sensorial, a alfabetização, as habilidades de autocuidados, a brincadeira de faz-de-conta, o papel do mediador.
Saberes e práticas da inclusão: competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos, de alunos com baixa visão.
Educação dos surdos: pedagogia visual e sinal.
Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação e para alunos com Deficiência intelectual.
Gestão educacional: concepções e processos democráticos.
Inclusão escolar: conceito, proposições e práticas pedagógicas.
Libras: panorama das línguas de sinais usadas no Brasil, educação bilíngue dos sujeitos surdos e os diferentes modos de ensino-aprendizagem da Libras e da Língua Portuguesa.
Normas: Decreto Federal nº 6.949, de 25 de agosto de 2009 - Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Resolução CNE/CEB nº 4/2009 - Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.
Resolução SEE nº 4.256/ 2020. Institui as Diretrizes para normatização e organização da Educação Especial na rede estadual de Ensino de Minas Gerais.
Resolução SEE nº 4.496/2021 - Dispõe sobre a organização e funcionamento dos Centros de Referência em Educação Especial Inclusiva (CREI), da Rede Pública Estadual de Minas Gerais.
Resolução CEE nº 460/2013 - Consolida normas sobre a Educação Especial na Educação Básica, no Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais, e dá outras providências.
CONTEÚDO COMPLETO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Pensadores da Educação.
Principais teorias modernas da Educação.
Desenvolvimento da Educação.
Processo do Trabalho Pedagógico Coletivo.
Processo Construtivista de Escolarização.
Competências e Saberes para a Educação e para o Ensinar.
Saberes voltados para o desenvolvimento das dimensões cognitivas, afetivas, sociais e culturais.
Escola inclusiva como espaço de acolhimento, de aprendizagem e de socialização.
A construção coletiva da proposta pedagógica da escola: expressão das demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos e dos pais.
Formação continuada de professores. Desenvolvimento da Inteligência.
Estágios do desenvolvimento da aprendizagem.
O processo de socialização. Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.
Novas tecnologias da informação e comunicação e sua contribuição com a prática pedagógica.
Ética no trabalho docente.
Atribuições dos Especialistas de Educação Básica e o seu papel na condução do processo pedagógico.
Base Nacional Comum Curricular como norteadora dos currículos e suas competências gerais.
O Currículo na perspectiva da inclusão, da diversidade e do direito à aprendizagem.
Projeto Político Pedagógico e a estreita relação com o Plano de Ensino, o Plano de Aula e a gestão da sala de aula.
A organização do trabalho pedagógico e a interdisciplinaridade.
A avaliação da aprendizagem na perspectiva de um Currículo Inclusivo.
A política da Educação Integral como garantia à formação humana e o desenvolvimento integral dos estudantes.
A Educação Especial Inclusiva: possibilidades e desafios.
Gestão Democrática e Participativa e as relações com a comunidade escolar (Colegiado Escolar, Conselho de Classe, Reunião Pedagógica, Reunião de Pais).
A avaliação interna e externa no espaço escolar e a aprendizagem. Diário Escolar Digital.
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